Peça já o seu Orçamento!

A Tinta Certa Nas Suas Paredes


A Tinta Certa Nas Suas Paredes, Urban Obras

Um projeto de design de interiores é muito mais do que escolher um estilo de decoração, mas sim um trabalho completo de planeamento e organização de espaços que se relacionam através de diversos elementos decorativos. Um elemento importante na criação de relação entre as várias divisões da sua casa, são as paredes. Evidentemente que tudo faz parte do sucesso de um projeto de design de interiores, desde o mobiliário à escolha das cortinas e dos tapetes, tudo é importante. No entanto, escolher a cor e a decoração das paredes da casa é fundamental, é essa decisão que vai influenciar toda a decoração do espaço.

Escolher o tipo de tinta é tão importante como a cor, e pode ter efeito relevante no sucesso do projeto de design de interiores. Tendo em conta esse aspeto, indicamos os tipos de tinta mais recorrentes e em que divisões da sua casa os pode utilizar.

Tinta de Água

A maior parte das tintas comercializadas hoje é à base de água. Ainda que não seja o tipo de tinta que apresenta maior durabilidade, ela pode ter algumas vantagens na hora de pintar a sua casa:

  • Baixos níveis de emissões tóxicas;
  • Fácil de limpar e seca rápido;
  • Elásticas, flexíveis e resistentes;

Tinta a óleo

Ao contrário das anteriores, estas tintas são feitas à base de óleo. É comum ver este tipo de tintas na decoração de casas antigas, hoje em dia o uso a estas tintas não é tão recorrente. No entanto este tipo de tinta apresenta vários aspetos positivos:

  • Brilho;
  • Durabilidade;
  • Bom nivelamento;

Acabamentos

Populares são as tintas de acabamento. A qualidade das tintas depende do fabricante, no entanto existem algumas características em comum. A nível de brilho, numa tinta pode ir de brilhante a super-mate.

Mate: Aparência suave sem qualquer tipo de brilho ajuda a esconder pequenas imperfeições. É o brilho menos reflexivo e tem uma textura aveludada.

Casca de Ovo: Brilho suave que faz lembrar a casca de um ovo.  Tem alguma refletividade e oferece uma melhor durabilidade. Por norma são utilizados em ambiente de maior utilização e necessidade de limpeza, como cozinhas e casas de banho.

Brilho e Meio Brilho: São os brilhos mais reflexivos, com maior durabilidade. Ótimo para utilizar em portas, armários e áreas que sejam lavadas frequentemente.

Peça-nos já
o seu orçamento grátis!