Novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia Está a Chegar!


Portugal vai ter Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia em outubro

O novo museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), vai estar localizado na zona ribeirinha de Belém, junto ao rio Tejo, em Lisboa.

Segundo a fundação EDP o novo museu já tem data de abertura marcada para os dias 4 e 5 de outubro e abre com a exposição Utopia/Distopia, Parte 1: Dominique Gonzalez-Foerster. O novo edifício foi desenhado e projetado pelo ateliê de arquitetura britânico AL_A e segundo a fundação EDP “irá criar espaços de exposição sob uma cobertura ondulante, concebida para criar um novo espaço público acima das galerias”.  O projeto do novo museu, tem como propósito “renovar o acesso ao rio Tejo a partir da cidade e consolidar a regeneração urbana global do bairro”.

Com mais de 7.000 metros quadros disponíveis, o MATT tem capacidade para receber qualquer género de exposição, desde as artes visuais, multimédia, arquitetura, tecnologia e ciência, sociedade e pensamento. “O MAAT irá explorar a convergência da arquitetura, tecnologia e arte contemporânea como um campo de prática cultural”, refere o comunicado da fundação EDP. De acordo com a Amanda Levete, fundadora do ateliê e arquiteta responsável pelo projeto, a arquitetura do edifício foi cuidadosamente pensada, ao compreender a ambição da EDP para Lisboa, o nosso projeto baseia-se no contexto do local, criando ligações físicas e conceptuais na zona ribeirinha que se repercutem no coração da cidade”, assinala.

O novo museu já tem programação até 2017, na qual constam apresentações nacionais e internacionais, tais como Edgar Martins, Ana Jotta e Rui Calçada Bastos.

Deixe o seu comentário. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.