Saiba como projetar a sua sala


Nem sempre as divisões da casa ficam com as proporções que desejamos. Pode pensar que determinadas dimensões fazem uma sala grande, mas o espaço pode ficar mais compacto do que imaginou. Lembre-se que a decoração não serve apenas para colocar os espaços bonitos, com apenas alguns apontamentos decorativos e poderá transformar todo o espaço ou conferir-lhe uma sensação de maior amplitude. Damos-lhe exemplos de elementos que deve priorizar.

  1. Espelhos

Uma solução para projetar a sua sala passa por aumentar o número de luzes ou adicionar mais substância ao espaço, como por exemplo, a colocação de espelhos. Coloque um espelho em frente à janela da sala, o mesmo vai refletir a vista exterior, dando a ilusão de ter outra janela, contornando ao mesmo tempo a sensação claustrofóbica, imposta por espaços comprimidos.

  1. Teto

Diga o que disser, todas salas têm duas dimensões: horizontal e vertical. Nem sempre damos a devida atenção ao espaço vertical, acabando por amontoar peças no espaço horizontal. Se tem um pé direito elevado, aproveite e use essas dimensões na decoração.  A ideia é pensar da perspetiva de quem entra na sala e vê a sua atenção ser redirecionada automaticamente para cima. Como? Cortinados compridos ou obras de arte de porte médio, acabam por projetar e transferir uma dinâmica completamente diferente à sala.

  1. Mobiliário e Arrumação

Numa sala de dimensões reduzidas, o mobiliário é fundamental para garantir o espaço. Opte por mobiliário embutido ou móveis de pequeno porte e com arrumação escondida. Assim ficará mais fácil guardar todos os pertences, sacrificando o mínimo possível o espaço.

  1. Paredes

No que diz respeito a pintar as paredes, opte por tons neutros, uma vez que estes refletem melhor a luz, dando ilusão de um espaço maior.  Para além da ampliação do espaço, os tons neutros ajudam a criar um ambiente relaxado e uma dinâmica positiva.

  1. Iluminação

A iluminação é importante em qualquer espaço e deve ser adaptada a cada divisão, tendo em conta a finalidade. Nos dias de hoje, existe bastante diversidade no que diz respeito ao tipo de lâmpada e por isso é importante definir a finalidade, para poder escolher a iluminação apropriada. Instale as luzes de forma estratégica, em espaços pequenos, dê preferência à iluminação de parede, em detrimento dos candeeiros de pé, pois estes ocupam menos espaço.

Deixe o seu comentário. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.