Transformar o antigo num estilo mais moderno e clássico.

As dicas para restauro de casas antigas que lhe vamos mostrar servem para mudar o ambiente, criar um novo visual ou até mesmo transformar o antigo num estilo mais moderno e clássico.

Antes de mais, saiba que um restauro de casas antigas bem conseguido começa por uma boa preparação e método, por isso leia os seguintes conselhos antes de começar:

1. Cuidado com a água 

O primeiro passo no restauro de casas antigas pode começar com a verificação dos tetos, pisos e janelas, de forma a tentar encontrar vestígios de danos por água. Isso pode ser um sinal de problemas estruturais graves. Uma das áreas da estrutura onde deve procurar vestígios de danos de água é a placa da soleira. Toda a estrutura vertical da casa é suportada por esta placa.

2. Planear as obras

E muito difícil avançar com o restauro de casas antigas sem um planeamento. O pó, a falta de conforto, os destroços, o mobiliário fora do lugar, a água cortada, facilmente pode  desmotivar qualquer um. É necessário ter muito bem preparado e planeado as várias etapas da remodelação, como também respeitar um calendário para a realização do restauro.

3. Definir estilo

Convém ter em mente o que deseja fazer em sua casa, ou seja, se deseja ter uma casa rústica, moderna ou continuar com o modelo mais antigo, porém restaurado.

4. Restaurar conforme o seu estilo de vida

Não se deve pensar num restauro de casas antigas sem antes se questionar sobre o seu estilo de vida. Esqueça por um momento as grandes tendências decorativas, esqueça também os hábitos dos antigos proprietários, esqueça o que os outros irão pensar. A casa deve ser adaptada ao propósito da reabilitação, seja particular ou comercial, para a família ou para negócio.

5. Remodelação de cozinha

Sabia que a cozinha é a divisão com maior retorno quando se trata do valor da revenda? Como tal, uma remodelação de cozinha é sempre bem-vinda, não só para o seu conforto e bem-estar, como também pela valorização do seu bem imobiliário.

6. Remodelação de casa de banho

A remodelação de casa de banho, tal como a remodelação da cozinha, é uma escolha muito comum quando se fala de restauro de casas de antigas. Pode facilmente dar uma nova cara a uma casa de banho, apenas com uma pintura nova, com a troca de acessórios ou até mesmo uma nova decoração.

7. Procure ajuda especializada

Se já tem uma ideia do que pretende ou tem uma casa de sonho em mente, procure aconselhamento de um arquiteto ou de uma empresa especialista em restauro de casas antigas. Assim será mais fácil identificar o que é ou não possível fazer com a arquitetura da sua casa antiga.

Confie os seus projetos a profissionais especializados e sobretudo competentes. A Urban Obras enquanto empresa de reabilitação  tem como preocupação sempre presente o respeito e salvaguarda do património imóvel, seja histórico ou não.

Estas intervenções devem passar pela adaptação aos níveis atuais de conforto e às exigências da vida moderna, garantindo porém o respeito pelas características fundamentais do imóvel.

Para a URBAN OBRAS, o restauro de casas antigas é apaixonante, existindo um cuidado acompanhamento do processo e apresentando a solução mais económica e adaptada às suas necessidades.

Artigos relacionados

Decoração de lojas: o que precisa saber
Decoração de InterioresRemodelações Comerciais

Decoração de lojas: o que precisa saber

Remodelação de apartamentos: projeto em Benfica
ArquiteturaRemodelação de Casa

Remodelação de apartamentos: projeto em Benfica

Como remodelar uma cozinha para ser funcional?
Remodelação Cozinhas

Como remodelar uma cozinha para ser funcional?

Peça já o seu orçamento!

Saiba mais