Vai remodelar a sua casa de banho? Sabe que pavimento deve utilizar?

A casa de banho é uma divisão tão importante como as outras, que requer uniformidade com o resto do espaço. O detalhe torna-se o seu aliado para o ajudar a executar a remodelação que pretende e obter o resultado final desejado.

Se está a pensar fazer obras de casa de banho e chegou a altura de decidir o pavimento, descubra algumas dicas para o ajudar a ultrapassar esta etapa da remodelação sem cometer erros.

Escolher o pavimento para a casa de banho não é uma tarefa simples, uma vez que precisa ter em conta a durabilidade do mesmo, a manutenção, mas principalmente a aderência do mesmo aos pés.

Existem diversos pavimentos pelos quais pode optar para executar com funcionalidade e bom gosto a remodelação da sua casa de banho. Saiba quais são:

  1. Piso laminado

Os pisos laminados são muito utilizados em ambientes internos como pavimento de qualquer parte da casa. Se na remodelação de casas de banho, optar por este pavimento, saiba que entre as principais características está a sua resistência a riscos e à abrasão, facilidade de limpeza e a sua alta durabilidade, além de terem uma boa aderência aos pés.

A camada superior exibe uma decoração artificial que faz com que transmita uma aparência semelhante à madeira.

  1. Borracha

Na remodelação de casa de banho, se optar por aplicar um pavimento de borracha, terá um resultado ótimo, uma vez que este tipo de material permite uma maior facilidade de limpeza, assim como uma alta resistência à humidade, sendo também antiderrapante.

É um material que também lhe permite isolar o ruído, e pode ser encontrado em diversas cores, acabamentos e texturas.

  1. Vinil

Cada vez mais, nas remodelações de casas de banho opta-se por pisos de vinil como pavimento, com impressão a imitar madeira.

Este tipo de piso tem ótimas características térmicas, que permitem manter tanto o calor como o fresco dentro do espaço.

  1. Madeira

Um chão de madeira pode ser uma ótima solução de pavimento aquando da remodelação da casas de banho, pois fica perfeito com qualquer tipo de decoração que opte por fazer. Existem pavimentos de madeira com diversos padrões/texturas, com diferentes cores e com acabamentos bastante diferenciados.

No entanto, é sabido que a madeira e a água não se dão muito bem, sendo por isso necessário impermeabilizar a mesma. Deve também optar por madeira compensada, pois é mais resistente do que a madeira sólida.

  1. Linóleo ou acrílico

O linóleo ou o acrílico são também boas opções para a remodelação de casas de banho, uma vez que a sua aplicação é efetuada de forma bastante simples, sendo que a sua mais valia passa por prevenir quedas (uma vez que o chão tem maior aderência).

Este tipo de pavimento é também de fácil manutenção, uma vez que a sua limpeza é bastante simples.

  1. Cerâmica

Os pisos de cerâmica são também uma ótima opção de pavimento para remodelações de casas de banho, além de serem bastante em conta financeiramente, são também bastante fáceis de limpar.

Ao escolher este tipo de pavimento, deve ter em conta a porosidade da mesma, optando sempre por um nonvitreous (o que absorve mais a humidade) em detrimento de um impermeável (que absorve menos humidade).

  1. Pedra

Embora não seja mito frequente colocar-se pedra como pavimento da casa de banho, uma vez que se torna bastante frio, existe também essa possibilidade na remodelação de casas de banho (e com várias opões que vão do calcário ao mármore).

No entanto, além de frio, é também um piso potencialmente escorregadio quando molhado, especialmente se a pedra for polida.

  1. Cortiça

A cortiça é outra das alternativas que tem quando quiser fazer a sua remodelação de casas de banho (principalmente se quiser ter uma casa mais ecológica).

Este tipo de pavimento é uma boa opção pois é bastante resistente ao mofo, ao bolor e á água (devido à proteção aplicada de poliuretano). No entanto, além de não ser muito barata, necessita de uma manutenção continuada para não se estragar.

  1. Bambu

Contrariamente ao que a maior parte das pessoas pensa, um pavimento de bambu tem uma durabilidade muito elevada, e é talvez uma das opções mais baratas de pavimento para a casa de banho.

É ótimo também para colocar a sua casa no caminho certo para a sustentabilidade e é bastante confortável, além de não ser muito escorregadio.

Como vê, existem diversos pavimentos para a casa de banho pelos quais pode optar quando quiser fazer a sua remodelação de casa de banho, no entanto é importante que tenha em conta o seu orçamento e os seus gostos pessoais, de forma a que tudo fique corra bem.

Além disso, tenha em mente que colocar um pavimento na sua casa de banho pode ser algo muito trabalhoso, por isso se não tem qualquer experiência em colocar chão, é aconselhável contratar alguém especializado para o fazer.

Uma empresa como a Urban Obras, com vasta experiência em remodelações de casa de banho, para além do atendimento único e personalizado,  providencia o acompanhamento profissional de um arquiteto, que irá elaborar uma proposta única e adequada ao espaço em questão.

Artigos relacionados

Projeto de Decoração: Como encontrar o profissional ideal?
Decoração de Interiores

Projeto de Decoração: Como encontrar o profissional ideal?

Cozinhas por medida: tudo o que precisa saber
Remodelação Cozinhas

Cozinhas por medida: tudo o que precisa saber

Decoração de interiores: 5 Dicas para usar espelhos de forma correta
Decoração de Interiores

Decoração de interiores: 5 Dicas para usar espelhos de forma correta

Peça já o seu orçamento!

Saiba mais