fbpx
Blog > Construção

Se está a considerar avançar com a construção da sua futura casa ou fazer remodelações na sua habitação ou empresa, existem alguns factores que deverá ter em conta ao fazer a seleção da empresa a quem vai entregar o projeto.

Para que a construção ou remodelação de uma casa não se torne num pesadelo, é importante que exista um bom planeamento, acompanhado de uma boa execução da obra.

O mercado está repleto de opções o que dificulta a decisão. No entanto, saber como escolher a melhor empresa de construção garante que sua obra seja cumprida de acordo com as especificações definidas, com qualidade, dentro do prazo e do orçamento.

Por isso, para o ajudar, neste artigo explicamos quais as considerações que precisa ter em conta para escolher a empresa de construção certa para a sua obra. Fique atento!

  1. Conheça o portfólio da empresa de construção

Numa primeira fase, é importante que faça uma pesquisa no sentido de selecionar algumas empresas de construção capazes de dar resposta ao que pretende. Pode fazê-lo através do seu círculo de amigos e conhecidos, ou até mesmo na internet. Dessa seleção, analise bem as que possuam um portfólio de obras alinhado com o que comunicam e prometem.

Ao fazer esta análise, observe o tipo de obras que executam, os segmentos de experiência da empresa de construção, a complexidade das obras considerando os tipos de serviços executado, se possuem obras já feitas na zona onde se encontra, se operam nessa zona, entre outras variáveis que poderão ser interessantes analisar.

  1. Analise a experiência no mercado

Verifique há quanto tempo a empresa de construção está no mercado. Tente perceber qual a sua solidez e experiência no setor das obras e remodelações.

É importante que também perceba se os clientes mais antigos estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela empresa de construção a quem solicitaram a execução da obra e qual a sua opinião sobre a mesma pois isso é reflexo da sua credibilidade no mercado.

  1. Marque uma primeira reunião

Depois desta primeira análise, pode avançar para a marcação da primeira reunião, de forma a poder expor as suas ideias e debater a exequibilidade das mesmas. Atente à forma como as suas questões são respondidas, perceba se exista empatia e compreensão de ambas as partes, pois isso será fundamental para levar avante o projeto de construção ou remodelação.

  1. Analise orçamentos

É importante que tenha em atenção o seguinte: se alguma empresa de construção exigir um adiantamento demasiado elevado, sem o qual não faz a obra, desconfie.

Habitualmente, de modo a ficar mais salvaguardado quanto a possíveis incumprimentos, o responsável da obra costuma solicitar que seja adiantado parte do pagamento para compra de materiais. Porém, informe-se sobre a credibilidade da empresa e desconfie se o valor adjudicado for muito elevado. Quando o valor que pedem antecipadamente é demasiado elevado, pode significar dívidas junto de credores, o que não é bom sinal.

Compare orçamentos e analise bem o que a empresa oferece. Antes de celebrar um contrato deverá sempre avaliar as diferentes ofertas, sobretudo se a obra que pretende fazer implicar valores elevados. Igualmente, preços muito baixos podem sempre comprometer a qualidade da obra.

  1. Alvará e capacidade técnica

É importante que, ao escolher a empresa de construção a quem vai entregar a sua obra, analise a sua capacidade técnica.  Para isso, peça que o orçamento e o modo de execução da obra seja o mais discriminado possível, designadamente quanto aos materiais utilizados, prazo da execução da obra, o preço da prestação do serviço e condições de pagamento.

Verifique ainda se a empresa de construção possui alvará ativo. O IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção) é o organismo que certifica as empresas de construção agrupando-as em categorias (níveis de alvará ou certificado) de acordo com determinadas competências mínimas exigidas e consoante a dimensão de obra (valor) para o qual a empresa de construção está habilitada. Pode verificar o estado do alvará aqui.

Atente que a empresa de construção deverá ter a categoria de Empreiteiro Geral ou Construtor Geral de Edifícios de Construção Tradicional de classe 2 ou superior.

  1. Nível de serviço e valências

Os profissionais que a empresa disponibiliza e que compõem as equipas são determinantes para a qualidade do serviço e do resultado final da obra.

Pesquise sobre as valências de que a empresa dispõe. Certifique-se que a empresa tem serviços integrados de projeto e obra e se oferece um serviço personalizado.

Se efetivamente procura um serviço diferenciado e exclusivo, garantir a participação de um arquiteto no processo é imprescindível.

A intervenção de um arquiteto não tem necessariamente de existir somente quando se pretende construir um projeto de raiz, nem edifícios para reabilitação. Pode e deve recorrer-se a um arquiteto quando se pretende fazer pequenas obras em casa.

Ter um arquiteto a desenvolver e acompanhar um projeto de construção ou de remodelação vai permitir:

  • clarificar questões ainda na fase de projeto;
  • adequar exatamente a expectativa e necessidade do cliente às características do espaço, orçamento disponível, etc.;
  • o esclarecimento de dúvidas;
  • obter um planeamento detalhado.

Estes fatores conjugados, permitem reduções no valor das obras, acabando por tornar o processo na globalidade menos dispendioso e mais ágil.

  1. Fator preço

Por último, chamamos a atenção para o velho ditado que diz “O barato sai caro”. A aposta em materiais de construção de qualidade pode fazer toda a diferença no decorrer da obra.

E, muitas vezes, problemas diretamente causados pelos materiais de construção selecionados, como atrasos, adiamentos do prazo de entrega ou falta de qualidade nos acabamentos poderiam ser facilmente evitados caso se optasse por materiais de construção de qualidade.

Por isso, a empresa de construção que lhe der o preço mais baixo poderá significar perdas de tempo e dinheiro.

 

Agora que já sabe como escolher a empresa de construção certa para fazer as obras que pretende, faça a escolha de forma ponderada e criteriosa. Lembre-se de que a escolha da empresa de construção certa é um ponto-chave para o sucesso de qualquer obra!

A Urban Obras possui uma década de experiência no obras e arquitetura, disponibilizando aos seus clientes um serviço de construção integrado e um acompanhamento personalizado em todas as etapas de qualquer projeto.

Executa projetos de construção civil, em todo o território nacional, tanto a nível particular como empresarial, desde o desenvolvimento do projeto, à execução e entrega final da obra, chave na mão. As diversas intervenções são projetadas pelos nossos arquitetos, engenheiros e decoradores, e depois executadas pelos nossos técnicos.

A nossa metodologia de trabalho passa por entender e interpretar as aspirações de cada cliente, seja particular ou empresarial, elaborando projetos ajustados a cada necessidade e a cada orçamento. O foco no cliente, a apresentação de soluções inovadoras, o compromisso num resultado competente e uma alta componente estética, de design e arquitetónica são as bandeiras da Urban Obras.

Se equaciona fazer uma obra e procura uma empresa de construção com um serviço diferenciado, contacte a Urban Obras.

Da inspiração à obra!

Solicite já o seu orçamento

Pedir orçamento