fbpx
Blog > Dicas de Construção

Construção de piscina: um guia completo para não errar no processo

A construção de piscina vai muito além de apenas pensar o espaço no qual será instalada. É preciso estar atento a todos os detalhes do projeto, para que não tenha problemas futuros como a interferência em pontos de serviço, tubos elétricos ou de esgoto, ou até mesmo questões de mau planeamento, como a ausência de ponto de água potável. Ou seja, são diversos fatores que devem ser levados em consideração para uma obra sem erros.

Assim, para que o projeto não vire uma dor de cabeça, é preciso tomar alguns cuidados. Para ajudá-lo, a Urban Obras desenvolveu este artigo com tudo o que precisa saber antes de começar a construção da sua piscina.

construção de piscina

Construção de Piscina

Construção de piscina: avaliação do terreno

O primeiro passo na elaboração de um projeto de construção de piscina é fazer um estudo do terreno, considerando o tamanho e o relevo dele. A área disponível é o que vai determinar o melhor tamanho, formato e posição para sua piscina. Afinal, a disposição dos elementos faz toda a diferença para que o espaço seja otimizado.

Um terreno irregular pode ser aproveitado para projetos diferentes, que permitem, inclusive, elementos diferenciados. O tipo de solo também vai prever como deve ser o processo de construção de piscina e o material mais adequado, para que o solo suporte a estrutura do projeto.

Construção de piscina: tipo de piscina a ser construído

Depois que o terreno ser devidamente analisado, é o momento de optar por determinado tipo de piscina. Existem materiais mais adequados para as características de cada solo e, além disso, é preciso levar em conta o melhor custo-benefício para si.

Existem várias opções, umas apresentam a vantagem da personalização, outras exigem mais recursos tornando o projeto mais robusto. Existem também várias opções de revestimento, como é exemplo o vinil, os azulejos ou as pastilhas.

Construção de piscina: sistema de filtração e casa de máquinas

Um aspeto muito importante em relação à construção de piscina está diretamente ligado à manutenção dela e, por isso, é essencial planear o sistema de filtração para que a construção do tanque já tenha definido os ralos e canos que devem levar a água até ao filtro e trazê-la de volta para a piscina. Fazer isso evita dores de cabeça no futuro e garante que o projeto tenha a estrutura necessária para garantir a segurança de todos.

Seguindo essa ideia, o projeto já deve levar em conta o lugar onde o filtro e a bomba devem ser alocados, que é denominado de casa de máquinas. Por que ele é importante? Bom, tanto para garantir a segurança das pessoas, ao impedir o acesso delas às máquinas, quanto para proteger os equipamentos e deixar o ambiente mais bonito e organizado.

Construção de piscina: integração no ambiente

Para que a piscina fique bonita e funcional, é importante considerar o projeto como um todo, ou seja, a integração no restante ambiente também deve ser planeada. Esse planeamento é o que garante que a área seja bem distribuída, integrando a piscina.

No caso de construir jardins, prevê-los no projeto inicial fará com que o ambiente seja desenvolvido em harmonia com todo o projeto, utilizando as espécies de plantas mais adequadas para a região e garantindo beleza e elegância. Outro aspeto importante é a proximidade das plantas em relação à piscina. O indicado é preferir aquelas que não soltam muitas sementes e folhas ou que sejam frutíferas.

construção de piscina

Construção de piscina

Construção de piscina: iluminação

Por fim, a iluminação é um elemento que também precisa ser pensado no início do projeto de construção de piscina. Isso porque o tanque já deve considerar a instalação elétrica logo durante a construção para que a iluminação seja segura e tenha os materiais apropriados para as piscinas (que sejam impermeáveis e resistentes à humidade). Além disso, esse cuidado permite escolher com mais tranquilidade as lâmpadas mais adequadas conseguindo, assim, os efeitos desejados para o ambiente. Nesse sentido, é possível destacar áreas específicas da piscina ou ressaltar o formato dela. E atenção: a iluminação externa, referente ao ambiente, também é muito importante e deve ser pensada estrategicamente.

Todos estas etapas devem ser incluídas no processo de construção de piscina. Porém, lembre-se de que contar com a ajuda de um especialista.

Trata-se de uma construção séria e que requer conhecimento técnico específico, sendo por isso fundamental contar com especialistas para esse tipo de projeto.

A Urban Obras é especializada em construção de piscinas. Construímos e implementamos todo o tipo de tipologias, dos mais diversos tipos de materiais, com diferentes tipos de revestimentos, em qualquer tipo de terreno, não descurando nunca todas as questões de segurança que envolvem este tipo de instalação.

As piscinas Urban Obras são feitas à medida, de acordo com as preferências e características que o cliente pretende.

Para além de criarem um entorno maravilhoso e de proporcionarem momentos de lazer e diversão, a implementação de uma piscina valoriza não só o espaço exterior da habitação, como o próprio valor do imóvel.

Contacte-nos hoje mesmo para planearmos em conjunto a construção da sua piscina!

Solicite já a sua proposta

Pedir proposta

Fale Connosco

    Tipo de intervenção

    Solicite já a sua proposta

    Pedir proposta >