fbpx
Blog > Decoração Interiores

A decoração escandinava tem ocupado cada vez mais um lugar predominante no que toca à decoração, principalmente nos meses de inverno, por ser um estilo decorativo normalmente associado ao frio.

Embora os detalhes decorativos utilizados na decoração escandinava possam variar consoante a habitação, existem alguns elementos chave que deve utilizar se quiser aplicar este estilo decorativo à sua casa e atribuir-lhe uma imagem mais neutra e minimalista.

 

Materiais e Elementos Naturais

Uma das características mais marcantes da decoração escandinava é a utilização de elementos naturais, como a madeira, plantas, lã e algodão.

A madeira pode ser utilizada no chão da habitação, trazendo um maior conforto a determinados espaços, mas também deve ser utilizada em pequenos detalhes, como uma mesa, uma estante, ou até mesmo na decoração de paredes. Este elemento já normalmente utilizado em muitas habitações atribui um toque orgânico que é essencial na decoração escandinava.

As plantas são também um elemento que não pode faltar numa casa que deseja atribuir o estilo escandinavo à sua decoração, podendo ser utilizadas em cestos de vime que são também um material natural, colocadas no chão, ou até mesmo penduradas, de modo a trazer textura e cor ao ambiente.

decoracao escandinava

Tons neutros com apontamentos de cor

A decoração escandinava é definida sobretudo pelos tons suaves e neutros utilizados em todos os espaços. As paredes são sempre maioritariamente brancas e os detalhes decorativos utilizados assumem cores neutras como o bege, o cinza e o preto. Contudo, se pretender dar mais vida à sua casa pode também adicionar pequenos apontamentos coloridos através das almofadas, quadros, ou até mesmo em mobiliário.

decoracao escandinava

Elementos quentes e acolhedores

A utilização do elemento fogo é muito característico da decoração escandinava, utilizado sobretudo através das lareiras e velas. A verdade é que não existe nada mais acolhedor do que uma lareira acesa e alguma velas para atribuir aos ambientes um sentimento de conforto e aconchego sem igual.

decoracao escandinava

Iluminação natural

Um outro elemento fundamental em qualquer decoração do estilo escandinavo é a iluminação, que deve ser preferencialmente natural e estar presente em toda a casa. No caso de não possuir muitas entradas de luz natural, pode optar por proceder à remodelação dos espaços com a ajuda de um arquiteto, para que consiga atribuir o maior número de pontos de luz nas diversas divisões, de forma cuidada e adequada.

decoracao escandinava

Menos é sempre mais!

A principal ideia por detrás da decoração escandinava é a de que menos é mais, privilegiando sempre ambientes com poucos elementos decorativos, com foco apenas naquilo que é essencial e prático para o dia-a-dia de cada um.

Este estilo de decoração assenta em princípios como o minimalismo, que pretende atribuir elegância, mas também praticidade e uma enorme sensação de bem-estar.

 

Se pretende alterar a decoração da sua casa e atribuir-lhe características do estilo escandinavo, opte por contratar um profissional que o consiga ajudar de forma cuidada e personalizada, adaptando todas as características decorativas deste estilo ao seu espaço em particular.

Na Urban Obras prestamos um atendimento personalizado e cuidado de decoração de interiores, que aliado à experiência e conhecimento dos nossos decoradores, permitem entregar projetos de decoração adaptados às características dos espaços e preferências de cada cliente, o que se traduz, não só na qualidade, como na satisfação de quem nos procura.

Dê uma nova vida à sua casa. Contacte hoje mesmo a Urban Obras.

Da inspiração à obra!

Solicite já o seu orçamento

Pedir orçamento