fbpx
Blog > Decoração de Interiores

Cortinados: Quais escolher e como aplicar

As cortinas fazem parte da decoração lá de casa, certo? Muito mais que proteção contra a luz ou os olhares curiosos, elas também servem como complemento da decoração.

Afinal, os diversos tipos de cortinas disponíveis no mercado permitem dar um toque de cor e até determinar se a decoração de casa tende a ter um estilo mais clássico ou mais moderno.

Por isso, é essencial saber escolher qual que tipo de cortina escolher para a decoração de interiores. Como sabemos que existem algumas dúvidas relativamente a este tema, no artigo de hoje vamos clarificar, com a ajuda de profissionais.

  1. Que modelos de cortinas escolher?

As cortinas com cores claras, como o branco ou cinza são sempre uma boa opção porque não comprometem a decoroção dos espaços. São uma das grandes tendências atuais da decoração de interiores.   Além disso, combinam muito bem com ambientes contemporâneos e modernos.

Remodelação e Decoração de Guest House – Quartos

  1. Quando usar trilho ou varão?

O primeiro passo é identificar o tipo de teto para escolhermos varão ou trilho. Existem cortinas que dispensam o varão, outras dispensam os trilhos e algumas mesclam os dois. Trilho é uma peça onde prendemos a cortina para que ela possa correr e varão é aquela barra normalmente feita de metal ou madeira. Versões mais chamativas, com ponteiras ornamentadas, estão em desuso na decoração de interiores.

  1. As cortinas devem ocupar apenas a janela ou a parede inteira?

Caso não exista nenhum obstáculo, como um aparador sob a janela, as cortinas ficarão mais elegantes na decoração da casa se forem até ao chão. Relativamente à largura, não há regra. No entanto, quando a esquadria é descentralizada, recomenda-se encobrir toda a parede para disfarçar a diferença entre os lados, mas isso pode variar muito de caso para caso.

Remodelação e Decoração de Guest House – Quartos

  1. Que tecido utilizar?

Não existe uma regra que defina a escolha do tecido das cortinas. O gosto pessoal e a praticidade são fatores que delimitam este leque de opções. Alguns tecidos apresentam características marcantes e podem influenciar o ambiente da divisão, por isso, tenha isso em conta na decoração de interiores.

  1. O que usar em casas de banho e cozinhas?

O ideal é optar por persianas, de preferência metálicas, ou telas solares. Ambas são mais fáceis de limpar, o que é extremamente importante em ambientes expostos a gordura e humidade.

Remodelação-de-Casa-Urban Obras

Remodelação de Casa – Cozinha Urban Obras

  1. Em ambientes com várias janelas, as cortinas devem ser todas iguais?

Recomenda-se padronizar pois o resultado será mais harmonioso. A decoração de interiores é beneficiada se forem todas do mesmo tecido.

As cortinas deixam qualquer ambiente charmoso e aconchegante, sejam eles quartos ou salas e são grandes aliadas da decoração de interiores. Contudo, as cortinas não são para todos, pois, independentemente do tecido escolhido, tendem a acumular pó. Assim, as persianas levam vantagem, pois são muito práticas na hora de limpar, diferente das cortinas. No entanto, há quem sofra com o problema, mas não abre mão de cortinas. Esses podem partir para os modelos em voil ou outros tecidos 100% poliéster, que permitem lavagens mais constantes e sem danificar o tecido.

A Urban Obras desenvolve e implementa projectos de Arquitetura e design de interiores para casas e empresas. A sua filosofia diz que “Uma casa não é só uma casa, é o seu espaço, e como tal tem que ser dotado de personalidade própria.”

E, nesse sentido, o trabalho da Urban Obras parte de uma análise cuidada do espaço e briefing inicial, dando depois início ao processo de pesquisa, planeamento e conceção do ambiente, sempre com uma abordagem única em casa casa/projeto.

A Urban Obras oferece uma solução adequada para que, com o apoio e acompanhamento dos seus Arquitetos, Designers de Interiores, possa decorar a casa como sempre idealizou.

Da inspiração à obra!

Solicite já o seu orçamento

Pedir orçamento