fbpx
Blog > Decoração Interiores

Decoração de quarto Infantil: estilo montessoriano

O nascimento de um bebé traz sempre consigo um conjunto de sentimentos mágicos e uma enorme vontade de mudança e adaptação.

A preparação do espaço para a chegada do novo membro da família é sempre um momento especial e que requer informação e cuidado, para que possa fazer as escolhas mais adequadas de acordo com as suas preferências e as necessidades do bebé.

A decoração de quarto infantil ao estilo montessoriano tem ocupado, cada vez mais, um lugar predominante no que toca à decoração dos espaços para os mais pequenos, principalmente na decoração de quarto, por estimular a autonomia e liberdade durante o crescimento.

Camas baixinhas, mesas pequenas e estantes ao alcance dos miúdos são alguns dos itens indispensáveis para uma decoração montessoriana. Veja como tornar o quarto do seu bebé num espaço criativo e que proporciona o desenvolvimento intelectual.

 

Método Montessoriano: o que é?

Pensado pela médica e educadora italiana, Maria Montessori, o método montessoriano tem como principal objetivo priorizar a autoeducação dos mais pequenos. Uma técnica que se aplica às mais diversas áreas, mas que também pode ser aplicado à decoração dos espaços.

Esta técnica pretende garantir a liberdade de movimento, incentivar a independência, proporcionar oportunidades de aprendizagem individual e dar enfase às atividades sensoriais.

 

1. Camas Baixas

Optar pela escolha de camas baixas é um dos principais fundamentos da decoração de quarto infantil montessoriano, para permitir a independência e a autonomia. Por isso, é fundamental que escolha uma cama o mais baixa possível, ou até mesmo um colchão colocado diretamente no chão, para que a criança se consiga deitar e levantar sem precisar do auxílio de um adulto. Com o crescimento da criança pode ir aumentando aos poucos a altura da cama, acompanhando desta forma todo o seu desenvolvimento.

decoracao de quarto infantil

2. Espelhos

Os espelhos pequenos e à altura da criança são também um elemento bem-vindo na decoração de quarto infantil montessoriano. Para além de ser um elemento decorativo, ajuda à autodescoberta, aprendizagem e coordenação dos movimentos.

É fundamental que o espelho esteja bem prezo à parede, na altura dos mais pequenos e, se possível, com uma barra à frente para que se possam apoiar.

3. Móveis baixos

Para além da cama, todos os restantes móveis com o qual a criança necessita de ter contacto devem também ser baixos, para permitir que a criança tenha a autonomia de pegar nos seus próprios brinquedos, ou até mesmo, roupa.

Prateleiras e cubos baixos com livros são também uma excelente dica para decoração de quarto infantil montessoriano, tornando todo o ambiente mais acessível ao tamanho dos mais pequenos.

decoracao de quarto infantil

4. Espaço Livre

A decoração de quarto infantil montessoriano segue também algumas linhas da decoração de estilo minimalista, seguindo a premissa de que menos é mais. Desta forma, deverá ter apenas os elementos de decoração essenciais no quarto, assim como apenas os brinquedos preferidos, para que o quarto não se torne um ambiente pesado e desarrumado, que dificulte a autonomia.

decoracao de quarto infantil

Se procura remodelar a decoração de interiores da sua casa, de forma a atribuir-lhe uma nova vida para a chegada de um novo membro da família, opte por contratar um profissional que o consiga ajudar de forma cuidada e personalizada, adaptando todas as características decorativas deste estilo ao seu espaço em particular.

Na Urban Obras prestamos um atendimento personalizado e cuidado de decoração de interiores, que aliado à experiência e conhecimento dos nossos decoradores, permitem entregar projetos de decoração adaptados às características dos espaços e preferências de cada cliente, o que se traduz, não só na qualidade, como na satisfação de quem nos procura.

 

Contacte-nos hoje mesmo e comece já a imaginar a decoração de quarto infantil dos seus sonhos.

 

Da inspiração à obra!

Solicite já o seu orçamento

Pedir orçamento