fbpx
Blog > Reabilitação

A reconstrução ou reabilitação de casas antigas requer cuidados e metodologias bastante diferentes da construção nova, sendo por vezes bastante mais complexa. Reconstruir uma casa antiga é dar uma segunda oportunidade a algo que já viveu e que, à partida, já deu tudo o que tinha para dar. É recuperar a sua alma, é conceder a essas casas uma “segunda vida”.

As casas antigas são casas com identidade. São casas que têm um passado e uma história. Guardam as recordações de uma família e, por isso, carregam consigo um charme e uma beleza incomparáveis.

Talvez por isso se vejam casa vez mais casas devolutas e antigas que, pelas suas caraterísticas, funcionais e construtivas, têm agora os cuidados que merecem.

Porém, a reabilitação é um processo que exige planeamento e conhecimentos profundos. É necessária experiência e conhecimentos específicos, de forma a que os imóveis fiquem bem intervencionados, mantendo a traça que os carateriza.

reabilitação antes e depois

Além disso, a reabilitação ou reconstrução de casas antigas requer cuidados especiais, quer pelas suas características, tanto funcionais, como estéticas ou construtivas. São intervenções que necessitam de uma correta avaliação do estado do imóvel, meticulosa identificação de patologias, elaboração de soluções ajustadas a adotar e formulação de eventuais hipóteses de intervenção, com o objetivo de reduzir possíveis resultados inesperados ou menos agradáveis que possam surgir no processo de renovação.

Num setor cada vez mais competitivo como o da construção, torna-se fundamental a contratação de uma empresa experiente na área, com uma grande capacidade de avaliação, rigor técnico e elevado conhecimento sobre vários métodos construtivos, com vista ao estabelecimento de laços de confiança e consequente garantia do trabalho executado.

Por isso, se já tomou a decisão de reconstruir ou reabilitar uma casa antiga, precisa de encontrar profissionais da área, que o orientarão em todo o processo. São eles que estarão lado a lado consigo neste projeto. Ouvirão as suas ideias, os seus gostos, as suas ambições, o que quer e o que não quer.

Por isso, para a pergunta “por onde começo?”, a resposta será a mais básica e transversal do mundo: por fazer uma lista! Ou várias. Nessa lista terá de incluir todas as necessidades, requisitos e desejos que quer ver concretizados na sua casa, ou em parte dela.

Comece com os pés na terra e nas coisas realmente importantes, ou seja, as que garantem o bem-estar: tipos de espaço, características relativas a luminosidade, dimensão, isolamento térmico ou segurança. Progressivamente, pode deixar-se levar e aumentar essa lista com aquilo que seria o seu mundo ideal: o importante é que as prioridades estejam bem definidas!

Uma vez feita a lista, é sempre recomendável buscar referências que podem, inclusivamente, ajudar a definir os seus objetivos e comunicá-los às pessoas que se encarregam de os materializar, bem como contactar profissionais do sector da construção para começar a comparar propostas.

Assim, antes de avançar com a contratação de uma empresa de construção, selecione algumas e veja os vários projetos de reconstrução ou reabilitação levados a cabo por cada uma delas. Foram feitos com cuidado e bom gosto? Manteve-se a traça da casa? Cumpriu o objetivo proposto? A equipa de profissionais tem a experiência e o know-how necessários? Tenha em atenção que a contratação de profissionais qualificados, como arquitetos, engenheiros e designers de interiores, representa um custo adicional, mas que é totalmente justificável.

Numa reconstrução ou reabilitação de uma casa antiga, cada detalhe importa e um mau trabalho pode deitar tudo a perder. Um arquiteto, com a sua equipa, saberá olhar para a casa e perceber o que se pode aproveitar e o que tem que ser construído e reconstruído. Alicerçados nas suas formações de base, bem como pela experiência adquirida em obra, têm a mais profunda noção dos elevados requisitos que uma reabilitação implica.

Reabilitação de casa térrea para turismo, reconstrução, arquitetura e design Urban Obras, reabilitação de moradia, construção de piscina

Se está à procura de empresas qualificadas para restauro ou reconstrução de uma casa antiga, é importante que verifique se existe todo esse know-how. Só depois deverá pedir orçamentos, tirar uma conclusão com base na melhor proposta no que diz respeito à relação qualidade/preço e, depois dessa análise, avançar.

E lembre-se, ao reconstruir uma casa antiga estará a projetar o seu futuro, pois esta será feita à sua medida. É como escrever um livro de memórias. Escreva também o seu!

Para o ajudar, conheça a vertente de Reabilitação que a Urban Obras tem para lhe oferecer. Reescrevemos a história do seu imóvel com paixão, profissionalismo e rigor. Contacte-nos!

Da inspiração à obra!

Solicite já o seu orçamento

Pedir orçamento