Peça já o seu Orçamento!

Remodelação de Casas de Banho


remodelação casas de banho. urban obras

A remodelação do interior de um espaço habitacional responde a uma necessidade concreta, que os arquitetos recebem como parte fundamental do seu trabalho. De entre os vários espaços abrangentes da habitação, encontramos como principais zonas de intervenção as cozinhas e as casas de banho. Tratando-se de espaços de uso corrente do dia-a-dia de qualquer ser humano, merecem um cuidado e atenção especiais nos mais variados aspetos.

As casas de banho, apesar de possuírem tantas instalações técnicas diferentes, tais como água, saneamento, eletricidade, iluminação, aquecimento, revestimento, decoração e ventilação, representam oportunidades para os arquitetos explorarem as mais variadas linguagens e de forma alguma deverão ser encaradas como um simples somatório de funções acumuladas num espaço.

Podem assumir uma exceção em relação ao resto da obra, ou simplesmente enquadrar-se com todos os espaços e ambientes existentes. Assim, num projeto de remodelação de casas de banho, o uso da cor nos revestimentos, por exemplo, poderá ser um elemento a explorar, assumindo texturas ou cor mais simples, destacando as cores das juntas diferentes da cor do próprio revestimento, ou por outro lado, realçar o uso de diferentes revestimentos, cores ou texturas nas zonas de banho, bem como o trabalho de tetos, que poderá ser desenhado e integrado com o sistema de iluminação e ventilação, tendo sempre em conta o extremo cuidado na escolha de todas as peças integrantes deste espaço.

Esta seleção deverá ser sempre confirmada e “escolhida” por quem as vai utilizar todos os dias e não apenas por quem a desenhou ou pensou no espaço. O arquiteto deverá indicar, orientar ou aconselhar na escolha de todos os elementos constituintes: as peças sanitárias, as torneiras, o espelho, o móvel do lavatório, a zona do banho, o toalheiro, o porta-rolo, entre muitos outros. E todos estes componentes deverão ser entendidos como partes integrantes, de forma a se enquadrarem entre eles de forma harmoniosa.

No final, deverá a renovação de uma casa de banho responder a todas a premissas a ele associadas, sem que as questões mais técnicas se relevem ao restante.

Ricardo Baptista
Arquiteto Urban Obras Santa Maria da Feira

Peça-nos já
o seu orçamento!

PME - Excelencia 2016 / Melhores Empresas para Trabalhar - Exame