fbpx
Blog > Dicas de Construção

Revestimento de paredes: conforto em qualquer estação

Especialmente quando o tempo fica mais frio e húmido, pensamos no aquecimento da nossa casa. Podemos ter inúmeras soluções geradoras de calor para dentro da habitação mas se, estruturalmente, a mesma não estiver capacitada para manter o calor no interior e, paralelamente não garantir manter o frio no exterior, estamos apenar a gastar dinheiro!

Uma das componentes onde é possível obter uma otimização do controlo de custos a longo prazo, muitas das vezes sem uma perceção ativa por parte do utilizador, passa pela otimização dos revestimentos das paredes exteriores. Tendo em conta que todas as habitações possuem estes elementos, seria um desperdício não os otimizar de forma a garantir que a energia térmica acumulada no seu interior não fosse convenientemente aproveitada.

Uma das soluções mais utilizadas corretamente para o revestimento de paredes é o sistema ETICS, frequentemente denominado por “capoto“. Este sistema de revestimento de paredes passa pela aplicação de placas de poliestireno expandido ou extrudido na face exterior da fachada de alvenaria,  de forma a garantir que exista uma resistência térmica elevada.

No Inverno, o sistema “capoto” é altamente eficiente no isolamento térmico da habitação, impedindo as fugas de calor, bem como garantindo simultaneamente que a temperatura interior não seja tão facilmente dissipada para o exterior.

Igualmente, no verão reduz o sobreaquecimento interior, facilitando assim o equilíbrio térmico.

Este sistema de revestimento de paredes possui inúmeras vantagens, nomeadamente, aplicação rápida sobre qualquer tipo de alvenaria, acabamento homogéneo e esteticamente agradável, redução da necessidade de utilização de elementos mecânicos presentes na habitação e dos gastos energéticos.

Um dos benefícios deste sistema de revestimento de paredes passa ainda pela forma como ele se comporta quando entra em contacto com a água. Todos nos podemos identificar com a situação em que existem grandes fontes de calor no interior da habitação, como por exemplo na noite de natal em que os familiares estão todos juntos, o fogão encontra-se em trabalho intensivo. Neste tipo de situações, é possível verificar nas janelas a acumulação de excesso de água no interior da habitação. Tudo isto se deve ao facto de não existir uma alta permeabilidade. No entanto, este sistema de revestimento de fachadas, é bastante permeável ao vapor de água, sendo, ao mesmo tempo, pouco permeável à água.

Mesmo em casos em que não seja desejável a aplicação deste sistema de revestimento de paredes em elementos exteriores, talvez devido a condicionamentos regulamentares, ou mesmo por imposição do dono de obra, este sistema pode ser aplicado na face interior da habitação a custo da redução da área de habitação, obtendo quase todos os benefícios de uma aplicação ordinária pelo exterior. Com todas as vantagens associadas ao revestimento de paredes, tanto passivas como ativas, assim como o seu reduzido custo de aplicação, não existe razão alguma pela qual este sistema não deva ser pelo menos considerado ao quando pensar em fazer uma remodelação seja do interior, como do exterior da sua casa.

Idealmente, deve procurar uma empresa de remodelações especializada que lhe dê o garante da boa execução da obra!

Se quer ter um Inverno confortável e um Verão tranquilo, contacte hoje mesmo a Urban Obras!

 

Rui Coutinho
Arquiteto Urban Obras

Da inspiração à obra!

Solicite já o seu orçamento

Pedir orçamento