Renovação de Casas Antigas: Um Projeto de transformação holística
Remodelação de cantina: funcionalidade e conforto
O objetivo nesta remodelação de cantina era claro: potenciar o antigo espaço, com cerca de 450m2, reorganizando todo o conceito. Os problemas a resolver eram diversos: climatização, níveis de reverberação elevados, pavimento extremamente escorregadio, gastos elevados de energia, deficiências de acessibilidades, segurança contra incêndio, definição espacial, funcionamento da sala 24h/dia, entre muitos outros, o que foi um verdadeiro desafio para toda a equipa.
A obra de remodelação de cantina foi realizada com a preocupação atenta em preservar a matriz original do espaço, dotando-o, apenas de maior dinâmica, flexibilidade funcional e conforto espacial. O teto falso existente foi desmontado, de forma a permitir a infraestruturação do novo projeto elétrico e eletromecânico e, o novo teto falso, em gesso cartonado perfurado com velcro acústico, resolveu os problemas de reverberação enunciados pelo projeto da acústica.
As sancas rebaixadas, existentes, que escondem as condutas de climatização do piso superior foram integradas no desenho espacial da sala, criando zonas no «open space» mais intimistas. E o «velho piso» de cerâmica foi rasgado para permitir infraestruturar o centro da sala com tomadas elétricas, que posteriormente se recobriu com piso vinílico.
A ligação da renovada sala com a zona de confeção foi redesenhada, garantindo o controlo de acessos nas horas em que o espaço funcionará como sala de estudo/ lazer. Para isso, recorreu-se à construção de duas paredes fixas, torcidas entre si, que proporcionam, por sua vez quatro estruturas móveis deslizantes, revestidas a aglomerado de cortiça, facilmente operadas pelo staff, de forma a adaptarem a organização funcional dos dois espaços, consoante as necessidades e afluência de alunos na hora das refeições.
A organização funcional da sala nesta remodelação de cantina caracteriza-se pela intenção de um desenho cuidado e intencional das várias sub áreas criadas, criando várias possibilidades de estar e interação dos usuários com o espaço ao longo do dia, nas várias tarefas que poderão executar neste mesmo espaço como: comer, estudar, fazer tertúlias, partilhar, contemplar obras do museu, ou mesmo namorar. Estas áreas são definidas pelo desenho e organização do mobiliário e não tanto pela criação de barreiras físicas.
Embora em termos de configuração física pouco se alterasse, mudou imenso em termos de usos, de regra, de limites e de desenho. Quase não se dá por eles, mas, foram sem dúvida as premissas base para conseguir o agradável espaço «público» verificado que se espera que seja persuasivo na forma como os usuários interagirão com as regras, que entretanto nada impõem apenas induzem, tornando natural que assim seja usado.
O estudo previamente levado a cabo pela equipa técnica, para a remodelação de cantina, permitiu assegurar que todos os detalhes importantes eram devidamente incluídos e harmonizados, o que culminou num resultado final totalmente satisfatório. A Urban Obras, empresa de remodelações totalmente especializada, terminou assim mais uma remodelação de cantina com sucesso.
Contacte-nos hoje mesmo e planeie a sua remodelação de amanhã!
Solicite já a sua proposta
Pedir propostaArtigos relacionados
Projeto de Interiores Cozinha. Modernidade e funcionalidade
Fale Connosco