fbpx
Portfolio > Remodelação de Apartamentos

Projeto de Reabilitação de Apartamento

Este projeto de reabilitação de apartamento T2 diz respeito a um imóvel que já se encontrava encerrado há algum tempo. Nunca tinha sido habitado, daí o facto de ainda se encontrar em bruto, sem qualquer tipo de acabamento.

Para a reabilitação de apartamento, o layout foi mais ou menos respeitado, tendo sido feitos alguns ajustes para que pudesse ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes: um casal de meia idade com uma jovem filha, que pretendiam um apartamento com uma certa fluidez em termos de ambientes. Queriam que não existissem muitas barreiras, de forma a que estes comunicassem entre si através dos materiais e das cores.

Criou-se então uma paleta de cores e texturas que passou por tons cinzas (claros e escuros).

No hall de entrada somos recebidos de uma forma muito marcante a quase majestosa, por um grande espelho cor bronze que se encontra abraçado por dois painéis de madeira.

Percebemos aqui que o pavimento flui por todos os espaços e que também ele, entra na zona da cozinha, convidando-nos a entrar e a conhecer este espaço, que se situa do lado mais à esquerda da casa.

reabilitação de apartamento

Hall de Entrada

Reabilitação de apartamento: pedrões da modernidade

Nesta reabilitação de apartamento a cozinha foi desenhada, tendo em conta as pré-instalações hidráulicas existentes, no entanto havia duas necessidades em termos de espaço.

A primeira era que a cozinha tivesse mais ligação com o espaço de estar, sendo também necessária a criação de um espaço para um frigorifico americano. Para colmatar essas duas exigências, foi criado na zona do hall uma caixa em tijolos, sendo assim possível ganhar espaço para um americano voltado para a cozinha e um roupeiro de apoio ao hall.

A cozinha também deveria ter ligação à zona social, tanto em termos de pavimento, como também nos restantes materiais e cores adotadas. Teria que ser tudo muito claro, para espelhar e aproveitar ao máximo a magnífica exposição solar do apartamento. A comunicação para a zona de estar foi alcançada ao abrir ainda mais o vão existente, sendo que as nossas equipas não optaram por isso, por qualquer tipo de barreira física entre ambientes.

reabilitação de apartamentos

Open Space

O espaço social ficou composto por quatro zonas: hall de entrada, sala de jantar, sala de estar e corredor para acesso ao wc de serviço e zona dos quartos.

No entanto, quando se entra e se percorre todo este ambiente, percebe-se que existe uma certa fluidez de espaços, sem haver a necessidade de uma barreira física entre deles. Os elementos de carpintaria foram todos eles pensados e desenhados ao pormenor para que tal efeito fosse conseguido.

Todo o ambiente surge apenas como um só espaço, onde a luz solar flui de uma forma única e muito natural sendo espelhada e refletida nas mais diversas texturas e materiais.

Reabilitação de apartamento: elementos diferenciadores

Ao entrarmos na zona social o nosso olhar volta-se logo para a grande cortina de vidro que “varre” todo este espaço.

A zona de estar e de jantar são divididos por um elemento decorativo, neste caso o sofá verde. Sofá esse que aparece como uma pincelada de cor, um pouco atrevida e à primeira vista provocatória, mas que ao mesmo tempo remete-nos para natureza.

Como tal, não o vemos como algo que rompe o espaço, mas sim como algo que o ajuda a unificar e a reforçar a ideia de serenidade que tanto queríamos obter.

O nosso olhar é depois então orientado para a zona do móvel da tv e do recuperador de calor. Este último forrado com duas placas de cerâmico polido de grandes dimensões, que nos remete também aos tons de cinzento como também ao tom de argila, em que o verde aparece no marmoreado do cerâmico de uma forma muito subtil e singela.

Reabilitação de apartamento

Sala

A conjugação deste cerâmico com o painel em meia-ripa, que compõe todo o conjunto do móvel tv lacado a cinza, faz com que ele não ganhe todo o protagonismo, mas o divida com o elemento estilizado do painel de madeira, que marca um certo ritmo do espaço.

A métrica bem marcante do efeito das ripas assume uma função individualista, colocado estrategicamente para impedir a visão de quem entra ou sai da casa de banho.

Este pequeno ripado cria então uma circulação e uma dinâmica ao espaço social que antes não existia, ao mesmo tempo que conseguimos ganhar um armário de arrumos, tudo isto através da carpintaria e da conjugação do lacado branco com o ripado/painel em folha de carvalho.

Reabilitação de apartamento: simbiose entre cores, elementos e texturas

O wc social tem um design muito clean, no qual o móvel de lavatório aparece como elemento de destaque composto por um jogo de lacado cinza escuro e folha de carvalho, como se tivessem entrelaçados.

Para o revestimento foram escolhidas peças de grandes dimensões predominantemente brancas com pequenos riscos em cinza, fazendo assim um balanço e estabelecendo um contaste subtil com o pavimento mais escuro.

WC

Passando agora uma porta, disfarçada num painel de lacado branco, entramos na zona íntima da casa que dá acesso aos dois quartos.

O quarto da jovem filha, é composto por uma parede forrada, fora a fora, com portas de roupeiro teto/chão, lacadas a branco, conferindo ao espaço um carácter muito clean e minimalista.

Depois o nosso olhar é automaticamente levado e atraído pelo fantástico e arrojado papel de parede, que para não se tornar em demasia, aparece apenas a meia altura, onde depois todo o jogo de apliques faz com que se crie os mais diversos jogos de luz e sombras. Os restantes elementos de carpintaria, tais como a secretária e zona do móvel da tv, foram desenhados para serem o mais funcional e com um design também ele minimalista, não permitindo assim que estes fossem tirar protagonismo aos restantes elementos, mas que ajudassem a suavizar e a equilibrar todo o ambiente.

Um jogo em que de um lado temos o arrojo e do outro o minimalismo.

Já na suite do casal os tons que o compõe são mais requintados e maduros, numa conjugação de tons toupeira e antracite. O papel de parede tem a conjugação destas duas tonalidades, somando ainda uma textura e com um padrão geométrico.

No entanto, a métrica do mesmo não se torna de todo cansativa, sendo que o facto do design do papel ser cuidado e requintado faz com que o equilibro de tons seja alcançado. A cabeceira da cama em veludo antracite, ocupa toda a extensão da parede da cama. O ritmo pautado pelos gomos estofados da cabeceira ajuda a balançar a geometria presente no papel de parede.

Quarto

As mesas de cabeceira num tom de toupeira, aparecem com um design muito minimalista, para não haver o risco de “overtextures”, ajudando a equilibrar todo este conjunto. A outra grande parede da suite é toda ela forrada com roupeiros lacados a branco para suavizar o quarto. Todo o jogo de luz dos apliques faz com que a forma como vivenciamos este espaço pode ser facilmente alterado com o jogo de luzes que se criou.

O wc da suite, segue a mesma lógica do quarto, assumindo também estes tons muito suaves em beje e cinza, hoje em dia denominado como “greije”, onde um tom toupeira mais forte, aparece apenas no móvel com duas pias em loiça integrada, criando assim uma harmonia única e muito suave.

Um projeto de reabilitação de apartamento que nos leva a flutuar entre os tons neutros, e em que um ou outro ponto de cor vai assumindo mais protagonismo face aos restantes, mediante o destaque que merece. Toda esta paleta de cinzas é sempre acompanhada da madeira, aparecendo esta nas mais diversas formas e texturas. A simbiose e o jogo entre todos estas cores, elementos e texturas só encontram um equilíbrio nas paredes brancas que serve de tela para tornar tudo mais sublime e único.

A reabilitação de apartamento é uma tarefa que assume particular complexidade. É necessário, antes de planear qualquer intervenção, conhecer o sistema construtivo do edifício onde se insere, sem o qual não é possível intervir na fração e fazer as obras necessárias. A intervenção das equipas de profissionais Urban Obras, experientes nestas questões, é determinante. As nossas equipas possuem todas as valências para concretizar reabilitações com toda a qualidade e segurança, recorrendo a soluções inteligentes que promovem uma execução técnica fiável, aliada ao cumprimento das normas.

Primamos pela apresentação de soluções inovadoras, tanto a nível de reabilitação, como a nível de decoração de interiores, sempre com o compromisso de apresentar um resultado verdadeiramente competente, mas também apaixonado, com uma alta componente estética, de design e arquitetónica.

Se pretende fazer uma reabilitação de apartamento, contacte hoje mesmo a Urban Obras!

Solicite já a sua proposta

Pedir proposta

Artigos relacionados

Remodelação de apartamento T2

Remodelação de apartamento T2

Remodelação de Casa de Banho

Remodelação de Casa de Banho

Remodelação de apartamento. Design e Modernidade

Remodelação de apartamento. Design e Modernidade

Fale Connosco

    Tipo de intervenção

    Solicite já a sua proposta

    Pedir proposta >