Portfolio > Remodelações Comerciais

Remodelação de loja comercial

O projeto de remodelação de loja que lhe apresentamos hoje diz respeito a um espaço comercial localizado numa zona muito central, num edifício de elevado valor histórico na cidade de Guimarães, nomeadamente, o antigo Mercado Municipal da Cidade.

A loja é um negócio de família com cerca de 60 anos e que, felizmente, tem conseguido passar de geração em geração. Começou por ser um negócio de comércio de vestuário, mas após pouco tempo depois da sua abertura, começou também a comercializar artigos de marroquinaria.

A marroquinaria tornou-se então o core business da loja, tendo permanecido até aos dias de hoje. Já na terceira geração, o proprietário da loja achou que tinha chegado o momento de apostar numa nova imagem para a sua loja, sendo que para isso seria precisa uma remodelação de loja. O objetivo seria manter a venda dos artigos de marroquinaria, na medida em que estes sempre fizeram parte da história desta loja. Contudo, a ideia seria também ir introduzindo novos artigos de negócio, tais como as guitarras e demais aparelhos ligados ao universo da música, como também apostar na comercialização de videojogos, com um carácter de “arcade games”.

remodelação de loja

Remodelação de loja: antes

Remodelação de loja e inovação do negócio

A aposta da comercialização de novos artigos prende-se com a necessidade que a loja sentia em inovar o seu negócio em novas áreas. Assim, a captação de um público mais jovem seria também um objetivo do proprietário, nunca desrespeitando ou abandonando o legado do comércio da marroquinaria.

O desafio desta remodelação de loja foi aceite com prontidão pelas equipas da Urban Obras, que pensaram neste espaço como um todo, no qual fossem criadas simultaneamente três áreas distintas de comercialização, nomeadamente a venda de artigos de música, artigos de viagens e artigos de videojogos.

Este novo espaço teria que ter, obrigatoriamente, um conceito mais apelativo, mais urbano, mais “trendy” com o propósito de ser mais cativante para as gerações mais novas. Desenvolveu-se então o “urban street style”, havendo a preocupação de que todos os materiais, todas as texturas, todas as cores refletissem este novo conceito.

Em termos de paleta de cores, optou-se por trabalhar um jogo de cinza claro, cinza escuro e preto, sendo que o amarelo aparece como cor complementar, remetendo o cliente para o universo de marcações rodoviárias e da sinalética “mind the gap” das estações de Londres.

Na loja existiam umas estruturas metálicas, as quais foi de todo interesse usá-las como forma de poder usar como expositores. Essas mesmas estruturas eram inicialmente brancas, tendo sido pintadas e metalizadas de preto.

Também elas sofreram algumas alterações em termos de prumos, na medida que os mesmos foram redesenhados e refeitos para melhor irem ao encontro do novo conceito: mais urbano, mais industrial. Estas mesmas estruturas foram usadas e foi feito um jogo com elas, de forma a que as mesmas pudessem servir, das mais diversas formas, a função de expositor dos produtos.

Remodelação de loja: criação de zonas distintas

Em termos de organização do espaço da loja, foram criadas 3 zonas distintas, que se interligam no conceito “urban street style”: viagens, música e “gaming”. A zona da música foi criada e pensada para os clientes poderem-se sentar, ouvir, experimentar os mais diversos aparelhos de música. Nomeadamente as inovadoras guitarras que podem ser montadas pelos clientes em casa.

Em termos decorativos, foram usadas imagens alusivas a várias referências do mundo do rock, internacionais e nacionais, tais como: Beatles, Jimi Hendrix, Rui Veloso e os Xutos e Pontapés.

Remodelação de loja

Remodelação de loja: depois

Aqui usou-se um cadeirão amarelo, que confere um certo carácter mais “trendy” ao espaço, com os mais diversos aparelhos ligados ao mundo da música expostos, tais como: headphones, colunas, etc..

Criou-se ainda outra zona que vai buscar o legado da marroquinaria, relacionada com viagens, sendo que para isso utilizou-se as malas de viagem, as carteiras, os guarda-chuvas, porta-chaves e relógios.

Como pano de fundo para toda esta secção, optou-se por forrar as paredes desta zona, com um papel de parede a imitar a textura e o aspeto visual do tijolo burro. A escolha deste papel foi essencial para reforçar o conceito urbano que se queria dar a todo esta loja, servindo também para estabelecer uma ligação, uma vez mais às antigas estações de metro e de comboios.

Em termos de iluminação foram usadas, tanto na zona de balcão como numa instalação “tailor made”, lâmpadas de filamento. A referida iluminação “tailor made” é feita através de canos pintados de preto, em que a sua construção se assemelha a linhas de metro que depois tem como remates as referidas lâmpadas de filamentos, muito presentes nas antigas estações de comboios e metro.

Outro detalhe presente na zona da loja destinada a artigos de viagem é a sinalética que foi criada alusiva a placas de orientação de cidades.

Por fim, na zona de vídeo jogos foram instaladas duas televisões e dois bancos metálicos, para que as gerações mais novas ou os fans das consolas possam entrar e experimentar os jogos. O propósito desta zona é permitir que os clientes embarquem numa viagem do tempo e realmente abracem o espírito das antigas, mas ainda existentes, salas de jogos “arcade”.

O novo design do próprio letreiro com o nome da loja em forma de graffiti, como também o balcão com uma referência às fitas amarelas da polícia americana, vêm de certa forma convidar os clientes a abraçarem este conceito e a entrarem numa nova viagem, cheio de referências intemporais.

De forma a marcar todo o percurso da loja ao longo do tempo e de marcar de certa forma a intemporalidade e contemporaneidade da loja, foi ainda instalado na montra um relógio em ferro, bastante industrial, para convidar a quem entra na loja a embarcar numa nova viagem, numa nova experiência.

O resultado foi absolutamente transformador. O serviço de Remodelações de Lojas da Urban Obras conjugou a arquitetura ao design, conseguindo um resultado incrível e realmente funcional. A pensar remodelar a sua loja ou espaço comercial? Contacte-nos e conte com uma empresa de remodelações experiente, nacional e de qualidade.

Solicite já a sua proposta

Pedir proposta

Fale Connosco

    Tipo de intervenção