fbpx
Portfolio > Reabilitação Moradias
Remodelação moradia depois 3
Remodelação moradia antes 4

Remodelação de moradia bi-familiar

Esta obra de remodelação de moradia teve como objetivo a reorganização espacial do piso térreo de uma moradia bi-familiar dos anos 60, em Paço de Arcos, de forma a que pudesse comportar a vivência de uma família com cinco pessoas.

Tratando-se de uma tipologia original T4, a morfologia do espaço era confusa dadas as diversas fases de construção e de ampliação da mesma.

A moradia foi dividida em duas frações quando foi herdada por dois dos filhos do proprietário original, sendo que o piso térreo e pátio exterior no tardoz pertencem a uma fração e o piso 1 e 2 pertencem a outra.

Isto resultou na distribuição aleatória dos diversos espaços necessários à vivência familiar e foi o mote para o cliente contactar a Urban Obras.

Remodelação de moradia: reformulação dos espaços

Sendo uma família de 5 pessoas, seria importante reformular estes mesmos espaços de forma a criar um novo quarto, uma nova casa de banho e incluir o pequeno escritório no espaço da sala de estar, visto que a localização do novo quarto condicionaria a área afeta à sala.

O processo criativo foi muito interessante e permitiu criar um conceito claro de como iríamos proceder em termos de projeto. O plano final da obra sofreu algumas alterações, visto que um dos pontos essenciais a tratar seria a colocação do novo quarto na secção da sala que continha um troço de parede em arco (arco este que na tipologia original continha a escada de acesso entre pisos). Contudo, no decorrer da obra, percebeu-se ser impossível retirá-la face à importância estrutural que a nossa equipa de engenheiros detetou.

Remodelação moradia antes 4

Remodelação Moradia: antes

Não podendo eliminar este elemento, que era um ponto de discórdia no momento da compra do imóvel, assumimos o desafio de o integrar de forma natural e aproveitar as suas potencialidades únicas para desenhar a carpintaria do novo quarto.

Isto fez com que fosse necessário, já com a obra a decorrer, voltar à fase de projeto para resolver este novo problema. Com a colaboração de todas as especialidades, foi possível obter uma composição harmoniosa e funcional, permitindo que a carpintaria assumisse um papel distinto e compusesse o formato pouco usual do quarto.

Remodelação de moradia: criação de novas áreas

Para além deste desafio, surgiram outros, nomeadamente a criação de uma nova casa de banho de serviço, com acesso pelo hall de entrada, que permitiu configurar as acessibilidades de forma mais coerente.

Uma remodelação de moradia que resultou num projeto diferente, com base em todos os elementos da casa intervencionados, desde as janelas, carpintarias e até mesmo a parede da sala que continha a lareira. Esta em particular, passou a ser um dos temas principais da intervenção e permitiu fazer uma transição orgânica entre a nova área da sala (o antigo escritório) e as zonas privadas da casa.

A suite, pelo seu posicionamento, continuou localizada junto da sala de estar, mas, pela alteração do acesso e pela inclusão de um closet/escritório no antigo hall do quarto, garantiu a privacidade e harmonia conceptual da casa. A porta de acesso, sendo de correr, assume a materialidade dos nichos de carpintaria (em madeira prensada com acabamento de carvalho envelhecido) o que enquadra a janela de acesso ao jardim de forma natural em justaposição com o pilar que une ambos os vãos da sala.

Remodelação moradia depois 3

Remodelação moradia: depois

Também todas as infraestruturas foram substituídas, permitindo a reorganização das instalações sanitárias e uma nova disposição dos eletrodomésticos na cozinha. Para além destas problemáticas que foram surgindo associados ao interior da moradia, o exterior passou a ser tema de discussão e, paralelamente à obra interior, fizemos o restauro de um anexo que permitiu comportar a área de lavandaria. Foi também efetuada uma intervenção de limpeza e pintura de todo o edifício, ocultando as instalações elétricas que existiam na fachada, removendo todo o tipo de vegetação e renovando o pavimento da entrada de forma a permitir o estacionamento de mais uma viatura.

Remodelação moradia: depois

De uma forma geral, este remodelação de moradia permitiu entrar num patamar de pormenorização muito interessante e, juntamente com o cliente, definir todos os elementos que iriam constar no resultado final. Exemplo disto foi o facto de termos adaptado cada espaço ao ambiente que os clientes pretendiam e às suas necessidades, quer através das cores a usar nas pinturas, quer através dos elementos de iluminação e decoração.

O resultado final foi surpreendente e permitiu dar uma nova vida a toda a casa, tornando-a mais habitável, mais iluminada e com um conforto claramente superior!

Se está a pensar avançar com a remodelação de moradia, a Urban Obras tem uma equipa de especialistas nas áreas de arquitetura, design de interiores, engenharia e construção civil, que se dedicam a todos os pormenores e fases da transformação.

Contacte-nos hoje mesmo e comece a remodelar a sua casa amanhã!

 

Solicite já a sua proposta

Pedir proposta

Artigos relacionados

Remodelação de garagem

Remodelação de garagem

Remodelação de escritórios Hey Harper

Remodelação de escritórios Hey Harper

Remodelação de Loja DS Private

Remodelação de Loja DS Private

Fale Connosco

    Tipo de intervenção

    Solicite já a sua proposta

    Pedir proposta >